PARTE II – A revitalização dos EREB Sul

  Em 2001, a região sul volta a sediar mais um Encontro Nacional, o XXII ENEB, em Florianópolis, SC, no campus da UFSC. A vivência no ENEB Floripa é intensa e acaba estimulando alguns encontristas do sul que estavam no encontro a reavivar os EREB-Sul.
 
K640_2002 - EREB SUL - Informe (pg2 e 3)No ano seguinte, 2002, acontece então o primeiro EREB-Sul do novo milênio, no Bairro do Lami, em Porto Alegre, RS. É um encontro pequeno mas produtivo, que reune encontristas do RS e SC. Dele, além do informe do Encontro, temos a famosa Declaração de Independência do Lami e a ata de encerramento.
K640_2003- Teia Sul - Informativo (pg1)  Em setembro do mesmo ano (2002), durante o ENEB em Brasília, estudantes da Bio-UFSC se dispõem em organizar o próximo EREB-Sul de 2003, mas posteriormente (devido a falta de pessoas para “botar a mão na massa”) são forçados a encolher e reformular o encontro, limitando as vagas para poucos participantes de cada universidade. Assim, surge a proposta do “mini-encontro” chamado Teia Sul, que deveria ocorrer em abril de 2003, mas acaba sendo cancelado em cima da hora, justamente pela falta de inscritos.   Em seguida, em setembro de 2003, no ENEB de Salvador, BA, a PUC-RS apresentada sua proposta de preparar o EREB Sul 2004. No início do ano seguinte (2004), nasce o grupo de emails ereb-sul@yahoogroups.com, que se torna uma ferramenta de comunicação para facilitar a construção coletiva do EREB-Sul, servindo também como meio de integração para os estudantes da região sul nos próximos anos (e finalmente se tornando obsoleto com o surgimento dos “orkuts e facebooks”).
K640_2004 - EREB Sul - Ereb de bolso (Pg 1)O EREB-Sul 2004 acontece em junho, na Barra do Ribeiro, RS, reunindo cerca de 200 encontristas do RS e SC (UFSC). Durante a construção pré EREB-Sul 2004, ocorrem muitos “pré-encontros” no local reunindo estudantes da PUC, UFRGS e Unisinos. A programação contou com 6 vivências (com pescadores, indígenas, entre outros) e 8 oficinas.
 
K640_2005 - EREB Sul - Em 2005, o EREB-Sul acontece em Florianópolis, no Camping do Rio Vermelho, reunindo entre 200 a 300 estudantes. Graças a uma divulgação mais ampla, é o primeiro EREB-Sul desde 2002 que tem participação do Paraná. Entre as vivências estiveram saídas para o manguezal e para o Parque Estadual da Serra do Tabuleiro, em Palhoça/SC. Conta-se que algumas atividades do encontro foram esvaziadas por encontristas que preferiram “turistar”. De documentos gerados, temos a ata da assembleia final. Com o lucro deste EREB, em março de 2006 o C.A.Bio-UFSC lança um edital para financiar três projetos de extensão, que ocorreriam nos anos seguintes.
No ano seguinte (2006), o EREB-Sul acontece entre abril e maio, em Caxias do Sul, RS, e é organizado pela UCS. Deste encontro por enquanto temos apenas o registro de algumas fotos de uma vivência.
2006 - Encontro Nacional - Teatro  Em julho de 2006 também aceneb2006debolsoontece o último (XXVII) ENEB que passou pelo sul do Brasil, preparado pela UFRGS e outras universidades do RS, em  Porto Alegre. É um encontro rico, com vários debates, vivências e atividades culturais.  Em meio a esse encontro acontecem discussões acaloradas sobre diferentes propostas e objetivos do Encontro Nacional, o que viria adiante a influenciar (reduzir) a participação de estudantes do sul nos Encontros Nacionais seguintes.
 
EREB 2007 - LOGO DO EREB 2007   Em 2007, o EREB-Sul é organizado pela UFPR e acontece em Curitiba, dentro do campus da universidade. São reunidos em torno de 427 estudantes,  participando de palestras, rodas de discussão e atividades culturais. Ao final do encontro a Univali, de SC, se dispõe a organizar o próximo EREB-Sul.
   EREB SUL 2008 (1) EREB SUL 2008 (2)O EREB-Sul de 2008 aconteceu em Itajaí, SC, no Parque de exposições Gilmar Graff. Infelizmente, durante o encontro ocorre um grande temporal (originado pela passagem de um ciclone extratropical) que atrapalha, e muito, a organização do Encontro. A maioria das vivências e oficinas são canceladas e grande parte dos encontristas tem suas barracas alagadas, se abrigando no espaço comum do encontro (um galpão onde também aconteciam as culturais e refeições). Alguns estudantes, inclusive, decidem voltar mais cedo para casa! Somado a isso, temos boa parte da infraestrutura do encontro terceirizada (alimentação e limpeza). No final do Encontro ocorre a assembléia final e após um debate acalorado se leva o próximo EREB-Sul para o RS.
 
  Naquele ano (2008) o ENEB acontece em São Luis, no Maranhão, reduzindo a participação do Sul a apenas algumas estudantes do Paraná.

Continua na próxima página –>

Deixe um comentário